Adoção, Convivência, Saúde

Bigodes caninos

Blog-lassie-cao-bigode-cao

Os bigodes caninos – pelos longos e grosseiros desempenham um papel especial na sensação tátil, ajudando os animais a definir onde estão no espaço.

Além da sensação tátil, as vibrissas têm muitas outras funções importantes para o seu cão. Sim, os bigodes tem um nome técnico: “vibrissas”.

Vamos conhecer mais sobre a importância dos bigodes na vida do cão?

lassie-bigodes-caninos-02

Experiência sensorial

Enquanto bebês humanos exploram o mundo pegando e tocando tudo, os cães experimentam o mundo com os bigodes, ou vibrissas, em seu rosto e focinho .

É graças às células de Merkel (MCs), receptores de pele especializados intimamente associados com os terminais nervosos, que o cão pode se envolver melhor em sensações táteis de seu ambiente. Não surpreendentemente, há áreas ricas em MC no focinho e vibrissas de um cão, o que torna essas áreas de alta sensibilidade.

De acordo com pesquisas, esses cabelos tátil são uma grande parte do funcionamento sensorial de um animal, que pode incluir desde ajudar na aquisição de alimentos e comunicação com diferentes espécies, além de agressão, dispersão de feromônios, manutenção da posição da cabeça na natação. e monitorar seus ambientes, como por exemplo: direção do vento na terra e detecção de corrente na água.

Além disso, as vibrissas dos cães “servem como receptores para informações importantes sobre o tamanho, a forma e a velocidade de objetos próximos”, ajudando os cães a ver um objeto mais claramente, mesmo no escuro.

Além da importância dos bigodes nas sensações táteis de um cão, eles também podem transmitir mensagens sobre como um cão está se sentindo. Como os gatos, os cães freqüentemente refletem seus bigodes reflexivamente e os apontam para frente quando se sentem ameaçados, o que, segundo alguns cientistas, indica que os bigodes desempenham um papel na estratégia de defesa durante situações combativas com predadores e outros cães.

lassie-bigodes-caninos-01Diferença entre pelos e bigodes

Vibrissas são diferentes dos pelos do corpo do seu bichinho. Elas são inervados (ligados ao sistema nervoso) e estão no focinho, queixo e ao redor dos olhos do pet.

Lembre-se, todos estes pelos são vibrissas, não importando a localização, eles tem a mesma estrutura e também a mesma função.

Os bigodes que sobressaem do focinho , mandíbula e acima dos olhos, com folículos na base dos cabelos, estão cheios de nervos. São esses nervos que enviam mensagens sensoriais ao cérebro.

Considerando todas as funções que os bigodes oferecem, é fácil ver como seu animal de estimação sabe se arrastar para baixo da cama para pegar um brinquedo em vez de bater na cama, ou instintivamente sabe como manter a cabeça acima da água durante sua primeira aventura de natação .

Os bigodes variam entre as raças?

Como os humanos, os caninos são únicos, e isso se estende à forma como pensamos sobre bigodes faciais. Enquanto alguns cães podem desenvolver vibrissas longas e espessas, outros podem ter poucos ou mesmo nenhum.

Conheça nossos Produtos

Como cuidar dos bigodes do seu cão

Se o seu cão tem “bigodes” por todo o rosto, não se preocupe. Mantenha-os porque eles são importantes. Não há necessidade de apara-los.

Mas se você já passou a tesoura nos pelos do seu cão, não se preocupe, eles voltam a crescer.

Conheça nossos Produtos

Não dói nada quando eles são cortados, mas podem desorientar seu cãozinho, causando confusão ou diminuição da consciência espacial, então não corte.

Saiba mais sobre nossos produtos e como eles podem tornar a vida do seu pet melhor

As caminhas Brandinas são transpiráveis e arejadas, mantendo o seu bichinho longe do chão úmido e frio, e de quebra prevenindo do contato com solos quentes no verão.

No controle de fungos e parasitas, as caminhas pets Brandinas serão um grande aliado e para os cães e gatos idosos, com problemas articularesobesos ou com dermatite pois alivia os desconfortos corporal, pois se adaptam ao molde do seu corpo, sustentando-o de maneira confortável.

Se o cão está soltando muito pelo, proteja seu carro com a nossa capa para bancos automotivos.

Quiz Lassie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.