Convivência, GUIA DE POSTS

Ceia de Natal: veja o que você pode oferecer ao seu cão.

887096a2-5fa6-4492-a10c-83d6f384cd4c

Natal é tempo de confraternização, de dividir o tempo com quem amamos, e é quase inevitável querer dividir o prato com nosso melhor amigo: o cão. Mas fica a pergunta: Cachorro pode comer a ceia de Natal?

É muito tentador oferecer novos sabores para o seu amigão, mas saiba que não é nada saudável alimentar seu pet com comida temperada demais. E existem alguns alimentos extremamente proibidos para cachorros, que podem fazer mal para seu bichinho.

Fizemos uma lista de alimentos que você pode dar e outros que devem ficar longe do cão, mas lembre-se o ideal é o bom e velho prato de ração. A ração adequada para cachorro leva em conta o porte, raça e necessidades nutricionais para manter seu cão bem alimentado.

Mas tudo bem, é Natal, seu coração está transbordando de carinho e quem resiste aquele olhar de “por favor!”.

Alimentos proibidos:

  1. Chocotone, Chocolate: Nunca dê chocolate para cachorro, pois contém uma substancia chamada teobromina que causa intoxicação em cães e em doses elevada pode ser fatal.
  2. Molhos: São muito fortes, temperados, concentrados e gordurosos podem comprometer o delicado sistema digestivo canino, causando pancreatite.
  3. Panetone, Rabanada, farofa, salpicão: Muito açúcar, muito sal, muita fritura, gorduras oxidadas.
  4. Nozes, Castanhas, Macadâmia e outras oleoginosas: São toxicas e podem causar alergias e intoxicação.
  5. Uvas: Nem pensar: elas foram associadas a falência nos rins.
  6. Bebidas alcoólicas: Nem pensar! Pode intoxicar seu cusco!

Alimentos liberados:

  1. Chester ou peru: Liberado! Mas somente a carne branca e em pequenas porções. Se estiver muito salgado, não ofereça.
  2. Tender e presunto: Pouca quantidade, pois são produtos industrializados cheios de sódio.
  3. Arroz: Purinho, com pouco sal (seria melhor sem sal) e em pequenas porções. Pode ser branco ou integral.
  4. Peixes ou Bacalhau: Somente fresco ou congelado, evitando os secos que possui muito sódio. Sempre em pouca quantidade e certifique-se que não há espinhos.
  5. Frutas e Legumes: Liberado oferecer banana, abóbora, batata doce, brócolis e maçã. Sempre em pedaços pequenos, sem açúcar, sem sal, sem temperos.

Aliás, frutas e legumes podem fazer parte da dieta do seu totó! São benéficas para o sistema digestivo do cãozinho. Mas lembre-se de não misturar com a ração, pois necessitam de tempos diferentes de digestão.

Todas estas dicas se aplicam também as festas de Ano Novo, pois os pratos são semelhantes. Desejamos a todos um lindo Natal e um 2019 cheio de saúde, amor e prosperidade!

Ei… Já comprou o presente de Natal para o cachorro?

Aproveite em nossa loja virtual as caminhas suspensas para cachorros e as capas para banco do carro. São ótimos presentes para o seu patudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.