Convivência, Saúde

Chocolate faz mal para cachorro

Blog (19)

Chocolate faz mal para cachorro! Você sabia disso? Se você gosta de compartilhar guloseimas com seu cachorro, preste muita atenção neste texto.

É sério gente! Chocolate é fatal para cães. Você pode achar que está fazendo um agrado para o seu cãozinho, mas na verdade está envenenando o seu pet.

Porque faz mal?

Amamos os nossos pets a ponto de considerá-los como filhos, mas somos de espécies diferentes com sistemas digestivos completamente diferente um do outro. Por isso é importante consultar um médico veterinário antes de dar qualquer tipo de alimento diferente ao cachorro.

Há diversos alimentos gostosos e saudáveis na alimentação humana que são venenos para alguns animais. Quem não gosta de um bom café? Uma cebola empanada do OutBack com molho delicioso, ou então de um bombom no final do dia? Vai um suco de uva geladinho? Hummm

Captura de Tela 2019-04-11 às 17.51.49

 

Acontece que cebola, café, chocolate, uva são alguns alimentos que não devem ser oferecidos para cães em hipótese alguma. Conheça outros alimentos no post Ceia de Natal.

O problema todo está numa substância tóxica presente no chocolate chamada TEOBROMINA, que para nós humanos, não causa nenhum problema, mas os cães não conseguem eliminar facilmente este componente e acabam intoxicados.

A quantidade de teobromina varia de acordo com cada tipo de chocolate: chocolate branco, chocolate ao leite, chocolate meio amargo e chocolate culinário (aquele utilizado para fazer doces e bolos). Este último tem altas doses de teobromina. Um pedacinho de 25g pode envenenar um animal de 20kg.

E o chocolate branco pode?

Apesar dos índices de TEOBROMINA serem bem menores no chocolate branco, este tipo de chocolate é rico em gordura e açúcar, duas coisas que não fazem bem nem para nós humanos. Melhor deixar fora do cardápio do totó, não acha?

Outra coisa: o excesso de gordura presente no chocolate e no chocolate branco pode causar obesidade e danos graves ao pâncreas do cão.

Conheça nossos Produtos

Quais os sintomas de intoxicação?

Os sintomas podem aparecer entre 6 e 12 horas após o cachorro ingerir o chocolate e podem durar dias. Os sintomas incluem vômito, diarreia, excitação, tremores, taquicardia ou bradicardia, febre, respiração acelerada, hemorragia intestinal, sede excessiva, muito xixi, convulsão e coma.

As metilxantinas são altamente lipossolúveis, atravessando com facilidade as barreiras hemotoencefálica e placentária, sendo absorvida rapidamente pelo trato gastrointestinal. Após cair na corrente sanguínea, estas substâncias alcançam diversas partes do organismo e, quando no sistema nervoso central, competem com a adenosina, que é um inibidor pré-sináptico neuromodulador, ocasionando então excitação. Fonte: www.infoescola.com.br

O que fazer se o cão comeu chocolate?

Se você perceber que o cão comeu um pedaço de chocolate ou se ele apresentar os sintomas acima, procure um médico veterinário para que possa fazer o tratamento adequado.

Conheça nossos Produtos

puppy

É importante ficar atendo, pois os sintomas podem aparecer depois 12 horas depois do chocolate ser ingerido. Não pense duas vezes antes de leva-lo ao médico.

Mas existe chocolate para cachorro?

Sim, há diversas marcas de “chocolate para cães”, feitos a partir de outros componentes inofensivos para o consumo canino, procure na pet próximo de sua casa. Mesmo assim, não abuse.

Algumas dicas importantes

  • Redobre a atenção no período da Páscoa, porque pode acontecer de cair no chão um pedaço de chocolate e não percebermos. Ou até os mais ousados subitem na mesa para “beliscar” um pedaço. Claro que um M&M não vai causar tanto estrago assim.
  • Também é importante orientar as crianças sobre o perigo do chocolate para cachorro, pois muitos gostam de dividir seus tesouros com o melhor amigo.
  • Se você vai promover uma caça ao ninho, evite esconder em locais onde o cão tem acesso.

cats-should-never-eat-chocolate-poisoning-toxic-dangerous

Quiz Lassie
  • Vale lembrar que esses cuidados valem para os gatos também. Eles têm organismo muito sensível à essas substâncias.

Saiba mais sobre nossos produtos e como eles podem tornar a vida do seu pet melhor

As caminhas Brandinas são transpiráveis e arejadas, mantendo o seu bichinho longe do chão úmido e frio, e de quebra prevenindo do contato com solos quentes no verão.

No controle de fungos e parasitas, as caminhas pets Brandinas serão um grande aliado e para os cães e gatos idosos, com problemas articulares, obesos ou com dermatite pois alivia os desconfortos corporal, pois se adaptam ao molde do seu corpo, sustentando-o de maneira confortável.

Se o cão está soltando muito pelo, proteja seu carro com a nossa capa para bancos automotivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.