Adoção, Convivência, Saúde

Dermatite Canina

Blog (2)

Seu cãozinho está se coçando muito, ou está coberto de manchas vermelhas, ou já tem lesões e feridas? Pode ser um caso de dermatite canina. É comum e pode acontecer com qualquer raça de cão, em algum momento da vida ter algum problema de pele.

Existem vários tipos de dermatite e varias causas e o melhor que você tem a fazer é levar seu amigão num médico veterinário para que possa ser feito o diagnóstico correto e a indicação do melhor medicamento para o caso.

como-usar-o-cha-natural-para-tratar-cachorros-doentes

Vamos saber mais sobre os tipos de dermatite canina e como evitar que seu cãozinho passe por isso.

Dermatite Atópica

É a principal causa de coceira em cães. É causada pelo uso de algum alergênico no ambiente onde seu cachorro circula. Não se trata de ter contato direto, mas de circular no ambiente com um agente alergênico.

É preciso identificar esta substancia e deixar de usa-lo ou remover do local onde seu cão circula.

Dermatite de Extremidades

Geralmente, esse problema se apresenta nas patas da frente, na base da cauda ou em parte das pernas. Inicialmente, a área aparecerá vermelha e irritada com a pele espessa. Eles lambem e o lamber excessivo leva a feridas.

Acontece que há algo coçando ou doendo, por exemplo, articulações doloridas. Também é comum cães entediados, estressados ou com TOC.

Lamber também pode se tornar um passatempo viciante para o seu animal de estimação, quando é mais difícil parar.

Dermatite de Contato

É causada pelo contato com algum agente irritante. Uma erupção cutânea pode ser causada pela coleira, por exemplo. Os produtos de limpeza que você usa para limpar o chão, também podem causar problemas, assim como substancias que causam alergia nele.

Conheça nossos Produtos

cachorro-doente

Dermatite alergia à picada de pulga (DAPP)

Uma reação alérgica a pulgas resulta em dermatite alérgica a pulga canina. Não é a mordida em si, mas sim a saliva da pulga (ou carrapato) que causa a reação adversa. Esse problema causa coceira excessiva que pode levar a pontos quentes.

Conheça nossos Produtos

Os carrapatos alimentam-se do sangue, ficando grudados na pele do animal durante o dia. Durante a noite eles depositam seus ovos, assim como as pulgas, no ambiente em que o cachorro vive.

As Camas Suspensas para Cães são ideais para manter seu pet longe do chão, evitando o contato com ovos e infestações de pulgas e carrapatos.

Autoimunes

O corpinho do pet reage a algum componente do próprio corpo, o que pode causar bolhas, feridas etc. que podem ser uma porta de entrada para bactérias e fungos.

cachorro-doente-1

Quiz Lassie

Dermatite piotraumática

Quando os cães lambem, mordem e coçam constantemente, a pele não pode curar adequadamente. Isso resulta em um supercrescimento de bactérias e, finalmente, o desenvolvimento de pontos quentes. Normalmente, uma questão de pele subjacente é a culpa. Pastores alemães e Golden Retrievers são mais propensos a isso do que outras raças de cães, mas nenhuma raça está imune. Sinais incluem perda de cabelo, pele vermelha e inflamada, bem como o potencial para feridas que pus.

Dermatite por Malassezia

Malassezia é geralmente um tipo inofensivo de levedura ou fungo que reside na pele do seu cão. Problemas podem surgir se as populações de malassezia ficarem fora de controle. Isto é mais provável em cães com predisposição para alergias cutâneas ou seborréia.

A pele pode parecer gordurosa, vermelha, escamosa, espessa e escura; feridas na pele podem liberar uma descarga fétida. É mais comumente visto perto das pernas, pescoço e axilas, bem como os pés.

Dicas importantes

Importante lembrar que as vacinas, antipulgas/carrapatos e vermífugo em dia e leva-lo periodicamente ao médico veterinário. Ele poderá indicar o medicamento adequado ao peso, raça e idade do seu pet.

O calor torna esses parasitas mais ativos no verão e é preciso redobrar os cuidados para que seu cãozinho possa curtir as férias sem aquele coça-coça.

Mas se perceber houve uma exposição, limpe o ambiente onde seu cão vive com produtos apropriados, pois elas depositam os ovos em locais próximos ao animal. Veja nosso post sobre meios naturais de limpeza.

Caminhas suspensas – As camas para cachorro são transpiráveis e arejadas, mantendo o seu bichinho longe do chão quente no verão. E de quebra ajudam a evitar parasitas e fungos.

São muito praticas, podendo ser facilmente desmontadas e transportadas na viagem.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.