Adoção, Convivência, Saúde

Humano estressado, cão estressado

Blog (14)

Quando estamos estressados, estressamos quem está a nossa volta, incluindo nosso pet. Acabou de ser publicado um estudo por cientistas da Universidade de Linköping, na Suécia que comprovou que tutor estressado é sinônimo de cãozinho estressado.

A questão toda está baseada na presença do cortisol, hormônio do estresse, no organismo do humano e do cão. O estudo indica que com o tempo, há uma espécie de sincronismo: quando o tutor se estressa, o cão também se estressa. A relação inversa também foi analisada e a conclusão é que o estresse canino tem pouco efeito no ser humano.

A pesquisa analisou 58 cachorros: 25 da raça border collie e 33 pastores de shetland – e suas donas – todas mulheres. E a analise foi feita através do cabelo das tutoras e do pelo dos pets, onde foi feita analise de cortisol ao longo dos meses.

“Não encontramos nenhum grande efeito da personalidade do cão no estresse de longo prazo. A personalidade do dono, por outro lado, teve forte efeito. Isso nos leva a concluir que o cão espelha o estresse de seu dono”, afirma Roth.

Já foram feitos outros estudos semelhantes, inclusive que comprovam que crianças também são afetadas pelo estresse dos pais. Imagina a casa: pais, bebes e cachorros cansados, irritados, estressados, ansiosos, exaustos ou desanimados! Fonte: BBC

Como reduzir o estresse canino?

O cão pode ficar estressado por vários motivos como medo, solidão, outro cachorro e há diversas formas de resolver isso, mas o que fazer quando isso é reflexo do comportamento do tutor?

a85aedddac0be4c16a42111666c9206b

Experimente shantala para cães! É fácil e gostoso de fazer: pegue-o no colo, fale num tom de voz agradável o quanto o ama e o quanto ele é importante para você. Massageie o corpo do seu pet, passando amor, energia e carinho. Ele se sentira mais seguro e você mais relaxado.

O efeito da shantala é visível. Você vai criar uma conexão muito mais profunda com o seu filhote e perceberá como ele ficará mais calmo e confiante, principalmente, quando estiver perto de você.

São diversos métodos de melhorar a qualidade de vida do tutor ou tutora e que com certeza vai refletir no comportamento do seu pet.

eb5adfe9c37bdced1eb564bbe2d5ddb3

Dicas para você reduzir o estresse

Meditação

Com o dia-a-dia cada vez mais puxado, é necessário encontrar um tempo para parar e relaxar. A meditação pode ser uma excelente forma de ter consciência, estar presente em todos os momentos e com isso fazer mais escolhas assertivas ao invés de reagir a tudo que acontece.

A meditação pode ser feita diariamente por 5 a 10 minutos por dia e tem um efeito muito benéfico na redução da ansiedade e desligar a mente por um tempo.

Conheça nossos Produtos

Entre os benefícios da meditação, estão: Alivia a tensão e o estresse, deixa a memória mais afiada, combate a depressão, protege o corpo de doenças, diminui a ansiedade, controla a pressão sanguínea, reequilibra as emoções.

monk o cão

Conheça nossos Produtos

 

Yoga

A Yoga é considerada uma das tradicionais disciplinas físicas e mentais cujos benefícios vão desde melhoras na postura a combater desordens do aparelho digestivo.

Músculos mais fortes, redução de peso, aumento da consciência, mente tranquila e autoestima elevada são benefícios dos praticantes de Yoga.

9be0c88e9c948e2afd3537bb2290d4c2

Quiz Lassie

Foto: @paris_the_frenchy

Caminhada

Pode parecer irrelevante, mas uma caminhadinha de 30 minutos durante o dia pode ser muito útil para aliviar o estresse e a ansiedade. Se você passa horas na mesma posição, é ótimo sair e caminhar um pouco. Quem sabe  hora de reservar um tempo para admirar a paisagem fora dos escritórios e esticar os músculos. Aproveite e leve seu cãozinho para caminhar. Nada melhor do que um companheiro para as caminhadas.

Lembre-se de consultar um médico veterinário e verificar as condições físicas do seu cachorro e se ele está apto para caminhadas diárias. E respeite o ritmo do pet. São necessários cuidados extras quando está quente.

esporte cao

Esportes

A pratica de esportes é um excelente modo de reduzir o estresse e quando você pode levar seu pet junto, tudo fica melhor.

 

cao surfista

O Cão Labrador Brasileiro, Bono, foi Campeão Mundial de Surf em Huntington Beach Califórnia em 2017. Bono venceu a categoria Shredder, surfando sozinho. E, junto a Ivan, venceu também na categoria Tandem SUP, surfando juntos em um stand up paddle.

Faça novos amigos

É importante fazer amigos, praticar networking e interagir com mais pessoas. Sair da rotina, viajar, conhecer novos lugares, tudo isso ajuda a diminuir o estresse.

16fc9efed397d1ab205e953710543229

Conheça Bob, um amigável Golden Retriever. Bob vive em São Paulo, Brasil, junto com seu dono e pelo menos oito pássaros de estimação. Foto: @Tendencee

Saiba mais sobre nossos produtos e como eles podem tornar a vida do seu pet melhor

As caminhas Brandinas são transpiráveis e arejadas, mantendo o seu bichinho longe do chão úmido e frio, e de quebra prevenindo do contato com solos quentes no verão.

No controle de fungos e parasitas, as caminhas pets Brandinas serão um grande aliado e para os cães e gatos idosos, com problemas articulares, obesos ou com dermatite pois alivia os desconfortos corporal, pois se adaptam ao molde do seu corpo, sustentando-o de maneira confortável.

 

 

 

 

 

 

Leia também “Humano estressado, cão estressado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.