Adoção, Convivência, Saúde

Obesidade Canina

Blog (6)

Obesidade Canina é cada vez mais comum nos lares brasileiros, principalmente nos animais de companhia. Acontece que tem uma série de implicações na saúde e bem-estar do cãozinho.

A obesidade é definida como excesso de tecido adiposo ou aumento da massa gorda corporal. Para nós, humanos, usamos o IMC. Para calcular o Índice de Massa Magra.

Assim como nos humanos, o excesso de peso pode causar problemas nas articulações, cardiovasculares, câncer e até óbitos e em nossos amigos peludos não é diferente. Na maioria dos animais, a obesidade resulta de um desequilíbrio entre o consumo de energia e o gasto de energia.

Há estudos em todo o mundo que demonstram que 22 a 40% dos animais domésticos estão com sobrepeso.

É considerado acima do peso, cães que estão com 15% acima do seu peso ideal (sobrepeso) ou 30% acima do peso ideal (obesidade)

Principais Causas

Predisposição da raça

Há uma predisposição à obesidade em certas raças, incluindo Beagle, Terra Nova, Pug, Boxer, Bulldog Inglês, Dachshund, Labrador, Basset Hound, Cocker, Rottweiler, Pastor Alemão, Shih Tzu.

Por outro lado, certas raças, particularmente os cães de caça, parecem resistentes ao desenvolvimento da obesidade. 

Idade

À medida que um animal adulto envelhece, a massa corporal magra diminui, resultando em uma diminuição nas necessidades diárias totais de energia.  A perda de massa corporal magra é exacerbada se o envelhecimento for acompanhado por uma diminuição da atividade voluntária.  Se a ingestão de alimentos não diminui proporcionalmente com a diminuição das necessidades de energia, resulta em ganho de peso.

Uma taxa metabólica reduzida associada ao envelhecimento predispõe os cães ao excesso de peso ou obesidade.

Castração

Conheça nossos Produtos

A castração resulta na perda líquida de hormônios sexuais circulantes, retardando o metabolismo de um animal e predispondo o animal castrado a se tornar obeso ou com excesso de peso.  Alterações nos hormônios sexuais após a castração afetam diretamente o centro de saciedade no cérebro, por meio de mudanças nas concentrações de leptina e grelina e, possivelmente, afetam indiretamente, alterando o metabolismo celular e os reguladores hormonais dos alimentos.

Dogue_de_Bordeaux

Conheça nossos Produtos

Medicamentos

Certos medicamentos também podem contribuir para a obesidade em cães. O aumento no consumo de alimentos pode contribuir para um agravamento da condição corporal, resultando em um cão com sobrepeso ou obesidade.

Nutrição

Fatores dietéticos também contribuem para o ganho excessivo de peso em cães. O número de refeições e lanches, o consumo de restos de comida e a presença de um animal quando os donos preparam ou comem suas próprias refeições contribuem para o ganho de peso canino.

Quiz Lassie

Captura de Tela 2019-02-14 às 14.13.30

Ambiente onde o cão vive

Pesquisas feitas nos EUA mostraram que os hábitos da família tutora do cão influencia muito na dieta canina. Se um dos tutores tem sobre peso, é possível que o cão também tenha. muitos tutores querem agradar o cão com belisquetes gostosos e isso leva eles ao sobre-peso.

E as mesmas pesquisas também mostram que cães que vivem em famílias que praticam esportes e passeiam ao ar livre, tendem a ter o peso adequado.

Consequências da Obesidade

Longevidade

A obesidade afeta negativamente a longevidade em cães. Estudos comprovam que os pets com o peso adequado vivem 1,8 anos a mais, pois não desenvolvem tantas doenças relacionadas ao sobrepeso.

Doença endócrina

Diabetes mellitus e hipotireoidismo estão freqüentemente associados à obesidade canina. Pacientes diabéticos caninos geralmente sofrem de diabetes mellitus semelhante ao diabetes mellitus tipo 1 humano. Como o diabetes mellitus tipo 2 é incomum em cães, a obesidade raramente leva a sinais clínicos evidentes de diabetes mellitus.

Dog lonely alone

Dislipidemia

Em pesquisas medico-veterinárias, os cães obesos apresentaram elevações leves nas concentrações de colesterol, triglicérides e fosfolipídios em comparação com os cães com peso normal.

Distúrbios ortopédicos

Doenças ortopédicas, incluindo osteoartrite, osteocondrose e osteocondrite dissecante, são os problemas mais comuns associados à obesidade em cães. Um estudo recente demonstrou que a ingestão de alimentos pode ter um efeito significativo sobre o desenvolvimento de osteoartrite em cães, e a gravidade da doença foi associada à alimentação irrestrita.  

Doença cardiopulmonar e hipertensão

A obesidade pode ter um efeito marcante sobre a função respiratória e é um fator de risco reconhecido para o desenvolvimento de colapso traqueal em cães de raças pequenas.

Outras doenças respiratórias frequentemente exacerbadas pela obesidade incluem paralisia laríngea, asma e síndrome de obstrução das vias aéreas braquicefálica; obstrução do movimento torácico relacionada à síndrome da hipoventilação da obesidade.

A obesidade também pode afetar a pressão arterial em animais de estimação, como hipertensão foi relatada em 23% a 45% dos cães obesos.

Assim, mesmo sem predisposição para cardiopatia isquêmica, a obesidade tem impacto na função ventricular em cães.

Neoplasia

A obesidade é conhecida por predispor as pessoas a vários tipos de neoplasia, incluindo câncer de mama, colorretal, renal e de esôfago.

Dicas de como resolver o problema de obesidade

Procure deixar seu cão confortável na hora de deitar. Alguns dogs ficam com excesso de pele e dobrinhas e o contato com o chão e possíveis ovos de insetos, veja como fazer a limpeza do ambiente. Também pode ocorrer desenvolvimento de fungos nas dobrinhas. Use caminhas suspensa para cachorros para evitar o contato com o chão e evitar problemas de pele.

Faça passeios regulares com o cão, respeitando o limite e fôlego do bichinho.

Leve ao médico veterinário e verifique as indicações de alimentação, exercícios, natação e ração especial.

Articulações cães

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.