Adoção, Convivência

Porque o cão inclina a cabeça?

Blog-lassie-cao-cabeca-inclinada

Nada mais fofo do que um cãozinho inclinando a cabeça quando falamos com ele. A maioria de nos imagina que o cãozinho está tentando nos entender quando falamos com eles.

Outros sugerem que é um sinal social – talvez o cão reconheça que respondemos a essa postura em particular de forma positiva e, portanto, o cão adota essa posição, porque é mais provável que consiga sorrisos e recompensas quando eles fazem.

lassie-cao-inclina-cabeca-01

Será que é isso?

Especialistas dizem que a inclinação da cabeça tem muito a ver com a capacidade de empatia de um cão. Os cães evoluíram para serem muito bons em compreender humanos.  Eles podem ler nossa linguagem corporal, gestos faciais e padrões de fala para ter empatia conosco.

Eles até reconhecem certas palavras e tons vocais e os associam a brincadeiras, passeios ou comida. Quando eles inclinam a cabeça, é possível que eles estejam tentando filtrar o que estamos dizendo para identificar as partes familiares de nossa linguagem, sejam as emoções em seu tom ou palavras literais.

Eles estão realmente tentando ouvir de perto algo que eles possam reconhecer. Mesmo que os cães possam ouvir frequências que não podemos, eles não são tão bons quanto os humanos para descobrir de onde vem um som.

lassie-cao-inclina-cabeca-02Alguns especialistas acreditam que, quando um cão inclina a cabeça, ele está tentando ajustar as orelhas externas para detectar melhor de onde um som se origina.

Então, quando você está fazendo um barulho estranho, seu cachorro pode estar pensando: “Isso é estranho. É melhor eu descobrir se esse som está realmente vindo do meu humano”.

A pesquisa

A inclinação da cabeça também pode ser uma resposta a estímulos visuais, não apenas auditivos. Stanley Coren, da Psychology Today, sugere que o focinho de um cão pode dificultar a visualização da fonte de um som.

Conheça nossos Produtos

Inclinando as cabeças, os cães podem ver melhor nossos rostos e ler nossas expressões, nas quais também são muito bons.

Para entender como funciona o mecanismo, basta você colocar seu punho na frente de seu nariz. Desse modo, você tem a noção de como é ter um focinho atrapalhando a sua visão.

Conheça nossos Produtos

lassie-cao-inclina-cabeca-03

De acordo com matéria publicada na Revista Exame:

“Dos entrevistados, 62% disseram que seus animais inclinam a cabeça regularmente. Apenas 52% dos donos de cães com focinhos mais achatados (como pugs e bulldogs) disseram que eles inclinaram a cabeça.

Já 71% dos donos de cachorros com focinhos maiores informaram que os animais inclinam a cabeça com certa frequência.

Foi a partir dessa diferença estatística que Coren concluiu que o cachorro inclina a cabeça devido ao impacto do tamanho do focinho na visão do animal.

A proporção de cães de focinhos achatados que se inclinam ainda é grande. Por isso, o autor acredita que há outro fator que também faz com que eles façam esse movimento.”

Mesmo sabendo que é por causa do fucinho que eles inclinam a cabeça, vamos continuar achando a coisa mais fofa do mundo.

Saiba mais sobre nossos produtos e como eles podem tornar a vida do seu pet melhor

As caminhas Brandinas são transpiráveis e arejadas, mantendo o seu bichinho longe do chão úmido e frio, e de quebra prevenindo do contato com solos quentes no verão.

No controle de fungos e parasitas, as caminhas pets Brandinas serão um grande aliado e para os cães e gatos idosos, com problemas articularesobesos ou com dermatite pois alivia os desconfortos corporal, pois se adaptam ao molde do seu corpo, sustentando-o de maneira confortável.

Se o cão está soltando muito pelo, proteja seu carro com a nossa capa para bancos automotivos.

Quiz Lassie

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.