Convivência, Saúde

Saiba tudo sobre Pugs

Blog (9)

Os Pugs são fofos, brincalhões e muito queridos, adoram ser o centro das atenções e quando são ignorados, entristecem facilmente.

Sempre esperam por um convite a brincadeira, adoram passear e sabem ser bem-comportados, quando querem!

Rechonchudos e com grandes olhos, algumas das principais características da raça é sua pele enrugada, ser um fiel e leal companheiro e atrapalhar o sono dos seus tutores porque ronca muito! Mas quem se importa né? É tanto amor que eles dedicam aos seus humanos que ninguém liga para isso!

Vamos conhecer mais sobre o Pug?

pug-2660486_960_720

Origens da Raça

De origem chinesa, os primeiros registos são na Dinastia Han (206 a.C até 200 d.C). Alguns historiadores acreditam que estão ligados a raça Mastim Tibetano. Eram muito valorizados pelos imperadores e eram tão especiais que possuíam sua própria equipe de segurança.

A partir de 1500-1600, a China começou a negociar com a Europa, e a raça foi introduzida nesta região por comerciantes holandeses, conquistando a Europa com seu carisma e olhar intenso.

Os Pugs fizeram tanto sucesso na Europa que artistas como William Hogarth e Goya retrataram pugs em seus quadros. Maria Antoinetta, Rainha Vitória e Josefina Bonaparte também eram apaixonadas por seus pets.

Na época, seu nome era outro: na França, chamava-se Carlin; na Espanha Dogullo; na Alemanha Mops; e na Itália, Caganlino.

pug-2316809_640

Comportamento

Os Pugs podem ser bem teimosinhos quando querem, por isso o adestramento é uma boa alternativa.

Conheça nossos Produtos

São cães domésticos e familiares, não são para viverem no pátio. Também não são os melhores cães de guarda, pois não ficam latindo à toa. Por isso são cães ideais para viver em apartamentos.

Apaixonados por seus humanos, não gostam de ficar sozinhos e sofrem com a solidão e indiferença. Se não for para dar muito amor, atenção e carinho, pense antes de assumir um cão desta raça. Saiba como manter seu cão ocupado enquanto você está fora de casa.

Em termos de personalidade, os Pugs são felizes e afetuosos, leais e charmosos, brincalhões e travessos. Eles são muito inteligentes, no entanto, podem ser teimosos, o que dificulta o treinamento.

Conheça nossos Produtos

É normal ele querer estar 100% do tempo com seu tutor: dormir juntos, ficar no sofá com você, passear juntos e se deixar, ele entrará até no banheiro.

Problemas de saúde e cuidados especiais

Geralmente são saudáveis, mas é uma raça que exigem dos tutores alguns cuidados especiais:

  • Podem sofrer superaquecimento, pois seu sistema respiratório é curto.  No verão é importante oferecer locais mais frescos para que ele possa baixar a temperatura corporal.
  • É preciso ter muito cuidado com eles na piscina, pois tem patinhas curtas, dificuldades respiratórias e se cansam facilmente.
  • Por outro lado, são sensíveis ao frio e umidade, que também afeta seu sistema respiratório.
  • Ficam ofegantes, bufam muito e roncam alto.
  • Apesar de ter pelos curtos, eles soltam muito pelo, sendo indicada a escovação frequente para livrar-se dos pelos soltos.
  • Cuide para secar bem seu cachorrinho, pois pode haver proliferação de fungos nas dobrinhas e causar uma dermatite canina.
  • São muito gulosos, e se a ração não for fracionada corretamente, podem comer mais do que o necessário. Pug é uma raça propensa a desenvolver obesidade canina.
  • Os Pugs podem ter problemas oculares, pois seus olhos são proeminentes e podem sofrer lesões.

São naturalmente sedentários, pois a respiração deles é mais complexa do que de um cão com fucinho alongado, fazendo com que o Pug superaqueça e tenha dificuldades respiratórias em caso de exercícios prolongados.

Dica: as caminhas suspensas para cachorro evitam o contato dele com chão e ainda por cima são higiênicas e muito confortáveis. Conheça nossos modelos de camas suspensas para cães.

Little fat pug sitting on sidewalk in summer park

Quiz Lassie

Convivendo com crianças e outros animais

Pugs adoram crianças, mas nem sempre são do tipo que correm e buscam bolinhas.

Lembramos que independente da raça, a convivência entre crianças e animais de estimação precisa ter a supervisão de um adulto.

Convivem bem com outros animais como gatos, outros cães e coelhos quando são adestrados adequadamente para isso.

pug

Eles são incríveis, merecem todo o amor e carinho. São cães adoráveis que fazem a alegria do seu dia. Para que seu amigão tenha boa saúde, consulte regularmente o médico veterinário, mantenha a alimentação adequada e as vacinas em dia.

Quando for passear com seu cãozinho, lembre-se de não exagerar nos exercícios, ofereça muita água e respeite a vontade dele descansar.

Leia também “Saiba tudo sobre Pugs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.